/sites/1437 /cadastrar-um-artigo /a-universal/historico

Ser líder de si mesmo


"Líderes enxergam mais do que os outros e têm a
capacidade de fazer com que as pessoas acreditem neles. S
er líder é negociar a esperança. Mas por que alguém iria te seguir se nem mesmo você se seguiria? Por isso, antes de querer liderar, mude a si mesmo" (John Maxwell)

Um rapaz que assistiu a uma palestra de Maxuell e ao final dela, perguntou: mas como serei um líder se ainda sou um estudante e não tenho ninguém para liderar? Maxwell respondeu: "Comece liderando a si próprio".

Escola de Lideres
As grandes escolas de líderes nos ensinam técnicas para melhor comandar, motivar e obter o máximo resultado dos subordinados, alunos ou filhos – o outro é o referencial. Porém não nos ensinam a ser líderes mais eficazes de nossas próprias vidas e a lidar com nossas próprias emoções.
Quando lideramos, muitas vezes desafiamos as pessoas a mudar hábitos, posturas, atitudes, comportamentos, modos de pensar. Enfim, modificar a forma de encarar suas vidas.
A verdadeira Mudança
Mas a mudança para ser efetiva, deve começar dentro de cada um de nós. Isso me faz lembrar de uma frase emblemática de um grande líder do século passado: “Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.” (Mahatma Gandhi)
Ou seja, quando se deseja mudar algo, devemos começar a mudança em nós mesmos. Assim vamos inspirar pelo exemplo, e não apenas pelo discurso.
“Antes de pretender liderar os outros, é preciso aprender a liderar a sua própria vida.”
A competência de liderar a si mesmo não é uma questão técnica. Trata-se de algo intangível. Para liderar a si próprio, cada um precisa ter uma clara percepção dos seus pontos fortes e fracos: como suas emoções enecessidades, seus desejos e impulsos.
O autoconhecimento
O autoconhecimento permite saber o efeito que seus sentimentos têm não só sobre si mesmo, mas também sobre seu desempenho.
Ex: um líder que reconhece sua dificuldade em lidar com prazos muito curtos, não deixa para fazer as coisas na última hora. Sabe que precisa planejar seu tempo cuidadosamente e delegar tarefas com antecedência.
O bom planejador e executor
Quem se conhece bem, sabe complementar-se. Assim, o planejador que não gosta de se envolver com a operação, deve cercar-se de pessoas competentes.
Já o executor que age sem planejar, deve ter na sua equipe pessoas cautelosas que pensem MAIS, e planejem BEM.
Por isso, em vez de recrutar pessoas que agem exatamente como você, à sua imagem e semelhança, como ocorre na maioria das vezes, convém aprender a dotar sua equipe de competências que te completam.
O fracasso de Lideres
A liderança POSICIONAL (aquele que não abre mão dos seus posicionamentos) fracassa no decorrer dos anos, por tratar-se de uma gestão egoísta (John Maxwell)
"Se você, como líder, pensa que está acima dos outros, na realidade, precisa aprender a servir seus subordinados". Ex: Servidor PublicoAo invés de perguntar o que os demais estão fazendo errado, questione: O que posso fazer para agregar valor à vida das pessoas ao meu redor?" (Colocar testemunhos)
Como se tornar um Lider

Antes de ser um líder, pergunte a você mesmo os motivos para alcançar tal posição.
"Se a motivação for poder, dinheiro ou um bom lugar no estacionamento da empresa, não está preparado para liderar (BM). Mas se a pretensão é agregar valor às vidas das pessoas, você já pode ser um líder".
Mas como saber se uma liderança está funcionando?
"Para avaliar a excelência do trabalho de um líder, olhe para seus seguidores. Se eles estiverem bem, então possuem um bom líder".

Formação de lideres: Segunda Feira 7h, 10h, 12h, 15h ou especialmente as 19h30 com o palestrante Robson Teixeira
Última atualização ( Seg, 06 de Junho de 2011 02:08 )  

A Magestosa iluminação do Templo

A Magestosa iluminação do Templo

Recentemente, concluiu-se mais um dos grandes desafios desta obra: a iluminação do Templo. Como não poderia deixar de ser, separamos especialmente para os internau...

Leia mais...

Sem informações, jovens estimulam o sexo sem proteção

Sem informações, jovens estimulam o sexo sem proteção

Falta de informação entre os jovens estimula o sexo sem proteção e acarreta gestações indesejadas e transmissão de doenças

Uma pesquisa realizada pela Central Única ...

Leia mais...

Tome atitude!

"Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença."